Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Covid-19, Lockdown, Saúde, Saúde do Trabalhador, Vacina

Imagem

METALÚRGICOS DA GRANDE CURITIBA SE REUNEM COM PREFEITA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PARA SOLICITAR ANTECIPAÇÃO  DE FERIADOS, VACINAÇÃO E COMITÊ DE COMBATE À PANDEMIA

Sindicato da categoria propôs à prefeita antecipar os feriados desse semestre para prolongar os dias parados permitindo as pessoas ficarem em casa como uma tentativa de  baixar a curva do número de infectados e dar um alívio ao sistema de saúde colapsado

Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba se reuniram, de forma online,  no final da manhã de hoje (26), com a prefeita de São José dos Pinhais (PR), Nina Singer (Cidadania), para solicitar a antecipação dos feriados deste semestre numa tentativa de diminuir  a circulação de pessoas; a criação de um comitê municipal de combate à pandemia e a prioridade de vacinação para trabalhadores de serviços essenciais e cormobidades. 

“Apresentamos as propostas que achamos viáveis para o enfrentamento da pandemia para a prefeita. Diante da situação atual, em que o sistema de saúde está colapsado, é mais que necessário procurar diminuir a circulação de pessoas nas ruas como forma de evitar o contágio. Antecipar os feriados e junta-los é prolongar  o período para que as pessoas posam ficar  em casa isoladas por mais tempo. Não prejudica o comércio, pois depois ele vai poder fazer a compensação dos dias parados. Essa é uma proposta que temos apresentado não só aqui em São José como  para o governo estadual e demais municípios”, sugeriu o presidente do Sindicato, Sérgio Butka.

Também foi conversado sobre a importância de um comitê municipal que envolva representantes dos trabalhadores, do empresariado e do município para elaborarem de fora conjunta estratégias para combater o vírus e sua disseminação. “A formação de um comitê é importante para que cada um apresente seu ponto de vista e procure construir alternativas viáveis que ajudem o município a enfrentar o vírus. O momento é de união entre todos. Só assim para sair o mais rápido possível dessa crise”, disse Butka. 

Prefeita se compromete a analisar propostas
A prefeita Nina acolheu todas as propostas e se comprometeu a estudar a possibilidade da antecipação dos feriados que disse ser viável. Sobre a criação do Comitê também disse ser viável. Em relação a prioridade de vacinação para os trabalhadores de serviços essenciais, a prefeita demonstrou preocupação especial com os profissionais da saúde com os do trabalhadores do transporte público e disse que o município tem se empenhado na busca por vacinas, porém, o que chega é insuficiente. Ficou acertado que as duas propostas: da prioridade da vacinação para trabalhadores de serviços essenciais e da criação do Comitê, ficarão a cargo do vereador Denilson Grilo (PSD), que também participou do encontro, e serão apresentados  como Projetos de Lei,  na Câmara Municipal de São José para serem apreciados pelos demais vereadores.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.